• Porto Alegre, 31 de Março de 2020.
  • Brasil: 03:41   |   Itália: 6:41
chat pelo whatsapp

Quem é Claudia Antonini

  • Publicado em: 28 de Outubro de 2017

Claudia Antonini é advogada e tradutora pública ítalo-brasileira. Formou-se em Comunicação Social em 1989 e, no mesmo ano, mudou-se para a Itália, onde cursou mestrado em Relações Públicas Europeias e especialização no Ensino do italiano, voltando ao Brasil cursou Ciências Jurídicas.

Trabalhou e residiu na Itália até 1996. 

Quando voltou ao Brasil o número de pedidos de ajuda que recebeu foi tão grande que passou a dedicar-se aos outros oriundos. Trabalhou com os idosos e aposentados, coordenando um patronato assistencial italiano, o ITAL UIL, no Rio Grande do Sul, e com os jovens e profissionais, na coordenação de cursos de italiano e monitoria de cursos de formação. Mantém seu escritório de assessoria com sede ao lado do consulado desde 1996, sempre na linha de frente com os casos mais difíceis e urgentes.

É conselheira do Comitê dos Italianos no Exterior e foi, por anos, delegada política italiana para a América do Sul, portanto, conhece profundamente os interesses e dificuldades da comunidade italiana.

Pesquisa a história das famílias italianas do RS desde 1989 e é criadora do Concurso Rovílio Costa que desde 2009 promove a preservação destas memórias com a publicação da coleção "Construtores de História" pela Editora Est.

Foi vice-presidente da Massolin de Fiori Sociedade Italiana e da Veronesi nel Mondo. É sócia da Trevisani nel Mondo, da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul e da Associação dos Professores de Italiano. Foi moderadora de comunidades virtuais de ítalo-brasileiros e é autora de inúmeros artigos sobre o tema.