• Porto Alegre, 20 de Junho de 2018.
  • Brasil: 02:23   |   Itália: 5:23

Entrega no Brasil e na Itália


Apresentação do pedido no Brasil

Os interessados em obter o Reconhecimento da Cidadania Italiana, residentes no Brasil, podem fazer o pedido ao consulado competente, preparando a documentação necessária e agendando seu pedido via internet.

Serão convocados sucessivamente pelo Consulado, conforme a fila, para a apresentação dos documentos.

 

Apresentação do pedido na Itália

A Circular n° 28 do Ministero Dell'Interno, de 23.12.2002, permite aos interessados apresentar seu pedido na Itália. 

Segundo a Circular n° 52, de 04/10/2007, do Ministero Dell'Interno, com o carimbo de entrada no passaporte e a fixação da residência, o interessado poderá apresentar a documentação completa, traduzida e legalizada.

Após o encaminhamendo do processo no comune, o Ufficiale Dello Stato Civile, por solicitação do interessado, fará uma carta à Questura, entregue em mãos, declarando que o processo encontra-se em tramitação e, com esta, poderá ser requerido o Permesso Especial, na Espera do Reconhecimento da Cidadania (PERMESSO IN ATTESA), com validade para um ano.

O tempo médio de tramitação destes processos na Itália é de 3 a 6 meses.

Nota: Pelas normas vigentes, este pedido do Permesso In Attesa deverá ser feito através dos Correios (Poste Italiane - Convenio Sportello Amico). Em algumas Províncias, a posse deste Permesso In Attesa, daria condições de trabalho imediato. Entretanto, pelas confusões criadas entre Posta e Questura, o sistema não funcionou a contento, e a estimativa otimista para a expedição deste Permesso supera os 10 meses. Portanto, conclui-se completamente o processo de reconhecimento da cidadania, sem ainda ter uma definição do Permesso In Attesa.Isto elimina qualquer possibilidade de um trabalho regular, enquanto não tenha sido concluído o processo de reconhecimento da cidadania.