• Porto Alegre, 19 de Novembro de 2018.
  • Brasil: 12:05   |   Itália: 15:05

Pesquisa Inicial


Pesquise a origem de seus antepassados e construa a árvore genealógica de sua família
 
Peça auxílio aos parentes mais idosos e também a outros familiares, inclusive dos ramos da família com os quais você não mantém um contato mais estreito.

Quem sabe alguém até já fez a pesquisa genealógica ou tem guardado algum documento? É comum encontrar o Passaporte de Emigração onde geralmente constam todas as informações para obter os documentos italianos.

Peça aos idosos que relembrem histórias sobre a sua família, antigos hábitos alimentares e culturais. Pergunte se lembram das devoções religiosas de seus avós e bisavós ou se eles referiam-se a alguma localidade ou acidente geográfico.

Tudo isto poderá ajudar a reconstituir a sua história.

DICA: Se algum parente seu já tiver feito o processo de reconhecimento da própria cidadania, ele pode ajudar em sua pesquisa, fornecendo cópias simples dos documentos que usou.

Busque as certidões em Inteiro Teor de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados, no Brasil, em cartórios e igrejas.

Lembre que, no Brasil, a obrigatoriedade de registro civil em cartório vigorou somente a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889. Antes disso somente existiam os registros religiosos e, portanto, é necessário pesquisar os dois tipos de registros.

Nos documentos brasileiros pode constar, em alguns casos, a origem de sua família.
 
Não é necessário visitar pessoalmente as cidades onde se localizam os registros para fazer a sua pesquisa. Busque os contatos da igreja, cúria ou cartório da cidade que lhe interessa.

Tendo em mãos o nome, filiação e data (exata ou aproximada) do evento, telefone e peça que seja efetuada uma pesquisa. O resultado poderá ser conhecido mesmo por telefone e, em caso positivo, é só solicitar que lhe enviem a certidão ou a negativa (caso não haja a certidão é sempre bom pedir uma negativa para um possível processo de suprimento na falta de registro).

O pagamento poderá ser efetuado por Sedex a cobrar, vale postal, mediante depósito em conta corrente no valor do serviço ou cheque nominal enviado para o cartório. Bastará combinar com o pessoal do próprio cartório a forma mais adequada para o envio do pagamento e pedir sempre que remetam a certidão pelo correio com carta registrada ou Sedex para evitar extravios. Enviarão o documento sem que você tenha a necessidade de se deslocar.

Também procure informações no cemitério no qual foi enterrado o seu antepassado, geralmente nas lápides constam localidade e data de nascimento.

ATENÇÃO: As melhores informações são sempre aquelas recolhidas com os parentes mais velhos da sua família. Elas sempre são preciosas! Anote todos os detalhes que eles te derem e venha nos fazer uma visita.