Acompanhe o debate do "4Chiacchiere Insieme" com dois conselheiros do Brasil no CGIE - Daniel Taddone e Walter Petruzziello, o conselheiro do Comites de Curitiba - Elton Stolf, e a empresária de cidadania, Camila Malucelli, além do articulista da revista Insieme e advogado Cristiano Girardello.
“O que posso fazer para te ajudar?”, a nova pergunta de Antonini aos registradores italianos O não reconhecimento de documentação traduzida e apostilada no Brasil por parte de alguns registradores italianos está preocupando pessoas e entidades como a Astrajurs - Associação dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Rio Grande do Sul e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo – Arpen-SP, segundo informa a advogada Claudia Antonini.
As multas atingem inclusive menores de idade, conforme explica o advogado ítalo-brasileiro Cristiano Girardello durante um “4Chiacchiere Insieme” gravado na tarde do dia 6/01, do qual participaram também a advogada ítalo-brasileira Claudia Antonini e a a Oficial do Estado Civil Italiano em Roma, atualmente prestando serviços no Ministério do Interior, especialista nas questões de iure sanguinis, Francesca Barbanti.
Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana apresenta a face política da luta dos ítalo-descendentes diante da Suprema Corte italiana. Relembre a petição que foi por ele lançada e dirigida aos juízes da Corte!
Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana, debate com o deputado italiano Fabio Porta, conjuntamente a outros convidados, as escolhas dos Consulados no Brasil a respeito da customização da plataforma do Prenot@mi e faz importantes observações sobre a falta de transparência da administração pública italiana a respeito das demandas dos italianos residentes no Brasil. Confira!
A CEO da Cidadania Italiana, Claudia Antonini, inicia a luta dos ítalo-brasileiros contra a tese da Grande Naturalização, julgada, em 2022, improcedente pela Corte di Cassazione.
A Insieme convida Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana, para, junto com Felipe Vago, Daniela Dardi e Daniel Taddone, continuarem o debate sobre a entrada em vigor do SPID - Sistema Pubblico di Identità Digitale.
A Insieme convida Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana, para, junto com Elton Stolf, Felipe Vago, Daniela Dardi e Daniel Taddone, debaterem a entrada em vigor do SPID - Sistema Pubblico di Identità Digitale.
Insieme convida a advogada e tradutora pública Claudia Antonini, CEO da Cidadania Italiana, para esclarecer sobre as dificuldades encontradas pelos Oficiais de Registro Civil na Itália ao se depararem e processarem certidões produzidas no Brasil.
Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana é um dos debatedores sobre a volta do Prenot@mi como modalidade de agendamento dos serviços consulares. Acompanhe o debate no vídeo.
O coordenador jurídico da Cidadania Italiana debate com outros advogados a suspensão dos agendamentos consuladores pela via do Whatsapp e analisa outras modalidades de agendamento. Confira no vídeo.
Neste vídeo, Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana, participa de um importante debate sobre o problema para agendar e emitir passaportes por parte dos cidadãos em face dos Consulados da Itália no Brasil.
Às vésperas da aguardada decisão da Corte Suprema di Cassazione sobre a tese da Grande Naturalização brasileira e sobre a renúncia tácita da cidadania italiana, o coodenador jurídico da Cidadania Italiana, Cristiano Girardello, dá suas impressões pessoais sobre a decisão e conclama os concidadãos à luta e à fé. Relembre este emocionante momento.
coordenador jurídico da Cidadania Italiana, Cristiano Girardello, traz uma análise profunda do caso da ítalo-brasileira que teve sua cidadania italiana `iure sanguinis` denegada pela `Corte d`Appello` de Roma pelo fato de, em algum momento da vida, ter-se declarado cidadã brasileira. Com base nas leis e normas italianas, ele demonstra que o ônus da prova no caso de `non rinuncia` é exclusivamente do Estado Italiano, criticando também a legerezza (superficialidade) dos envolvidos na decisão e, em especial, a juíza relatora do caso.
A luta pelos direitos dos ítalo-descendentes não foi travada somente na Itália. Reveja neste vídeo a análise de Cristiano Girardello, coordenador jurídico da Cidadania Italiana, sobre um parecer equivocado dado pelo Ministério Público brasileiro em uma ação de retificação registral.
Em julho de 2021, o Consulado Italiano em Belo Horizonte anunciou um novo roteiro para a apresentação dos pedidos de reconhecimento de cidadania italiana junto àquele Consulado. O consultor jurídico da Cidadania Italiana, Cristiano Girardello, analisa e critica, neste vídeo, algumas das novidades do atual roteiro.